(Português do Brasil) Sobre o PCIU!

O PCIU! – Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS é uma ação de extensão e pesquisa que traz a proposta de ensinar música a crianças e adolescentes por meio do canto coral. Acadêmicos e egressos do curso de Licenciatura em Música, também participam do projeto, atuando como monitores bolsistas, instrumentistas e estagiários – o que os torna mais capacitados para o mercado de trabalho e impulsiona a produção de novas pesquisas na área. Portanto, o PCIU é, essencialmente, um trabalho em equipe.
Nos ensaios realizados semanalmente, além de se trabalhar a técnica vocal associada à aprendizagem de conteúdos e competências musicais (como: parâmetros sonoros, ritmo, leitura e escrita musical, apreciação, percepção, criação, improvisação e interpretação), são trabalhadas outras áreas de desenvolvimento cognitivo, motor e psicossocial das crianças e adolescentes. Desta forma, a atenção, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a desinibição, a autoestima, a linguagem, a comunicação – entre outras habilidades extra-musicais – são desenvolvidas de forma lúdica, juntamente com a expressão artística.
O projeto se iniciou em agosto de 2013, como parte dos estudos de doutorado desenvolvidos pela regente, Ana Lúcia Gaborim, na Universidade de São Paulo. Em 2014, coralistas do PCIU foram convidados para participar do projeto Crianceiras II, com o compositor Márcio de Camillo, gravando quatro faixas do CD. O PCIU já cantou para os compositores Almir Sater, Paulinho Simões e Guilherme Rondon; tem se apresentado publicamente em diversos eventos da UFMS e em parceria com outras instituições culturais do Estado, como o FETRAN (Festival Estadual de Trânsito), realizado na cidade de Bonito; o Festival Prelúdios, realizado no Teatro Municipal de Dourados; concertos com a Orquestra Sinfônica Municipal, Coro de Câmara da USP e Banda da Base Aérea de Campo Grande. Em 2019, o coro foi convidado para o Festival Internacional de Coros de Maringá (PR) e nessa ocasião foi convidado para participar do Festival Canta Pueblo em Mendoza, Argentina – que infelizmente não se realizou, por causa da pandemia. Contudo, o trabalho do PCIU não foi interrompido durante a pandemia, e além de ensaios virtuais, participou de Festivais de Corais On-line Nacionais – nos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2023, o PCIU gravou uma das faixas do álbum “Dia de Festa”, da compositora Thelma Chan, junto a vários coros infantojuvenis brasileiros. Além disso, o PCIU integra desde 2020 o Grande Coro do CIMUCI – Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil – e neste ano de 2024 foi regido pelo Maestro Fernando Malvar-Ruiz (EUA) e pelo prof. Iramar Rodrigues (Suíça). Neste mesmo ano, o PCIU estreou uma composição de Victor Flusser (compositor brasileiro radicado na República Tcheca), a ele dedicada.
Os resultados de pesquisa realizada no PCIU já foram apresentados em diversos congressos pelo Brasil, sendo referência para pesquisas na área em diversas universidades. Além disso, esses resultados já foram expostos em outros países como a Argentina, Portugal e Finlândia. A experiência do PCIU também impulsionou a criação do projeto Paraná Canta, junto à Secretaria de Educação do Estado do Paraná, realizando o canto coral em escolas públicas.