Natural de São Paulo (SP) é Bacharela em Música – Composição e Regência, Mestre em Música pela UNESP e Doutora em Artes pela USP. Sua tese, sobre a Regência Coral Infantojuvenil, recebeu menção honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2016. É docente do curso de Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), nas áreas de Regência, Canto Coral e Técnica Vocal, e do mestrado Prof-Artes. Coordenadora dos projetos de extensão “CanteMus – laboratório da voz”, “Paraná Canta” e “PCIU – Projeto coral infantojuvenil da UFMS”, o qual participou do CD “Crianceiras 2”, do compositor Márcio de Camillo, e do e-book “Dia de Festa”, da compositora Thelma Chan. Tem publicados diversos artigos acadêmicos em nível nacional e internacional; coordena o GPEP – Grupo de Pesquisa em Educação e Prática Musical – da UFMS e é membro do GPEMAC (Grupo de Pesquisas e Estudos Multidisciplinares nas Artes do Canto) da USP e do G-PEM (Grupo de Pesquisa em Educação Musical) da UNESP. Atuou como coordenadora local dos Painéis FUNARTE de Regência Coral em Campo Grande (2008, 2011, 2016, 2022) e como docente nos Painéis de Belém – PA (2016, 2022) e Vitória – ES (2022). Atuou ainda como docente / regente em diversos festivais de coros pelo Brasil, como o Festival Internacional de Corais de Maringá (PR), o ENCOROS (Goiânia), o FIMUS – Sertão (PB) e o Festival de Corais de Joinville (SC). Integra a diretoria 2021-2024 da ABRACO (Associação Brasileira de Regentes de Coros) e é representante estadual da ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical. É membro fundador da AFLAMS (Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul), diretora do comitê de mulheres escritoras do Pen Clube do Brasil (regional Centro-Oeste) e diretora de cultura infantojuvenil do IFLAC-World (International Forum for the Literature and Culture of Peace)
Regente Coral, Cantor Lírico e Pianista com formação na Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo, Conservatório de Tatuí e ETEC de Artes. Atualmente é Bacharelando em Música – Voz pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp sob orientação do Prof. º Dr. º Angelo Fernandes. É Coordenador da Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi”, onde fundou e foi o primeiro Regente do Coral Jovem. No contexto coral infantojuvenil, foi Regente de Coro e Orquestra da ETEC Rubens de Faria e Souza, Oficineiro de Canto Coral da Oficina do Saber – Escola em Período Integral da Prefeitura Municipal de Sorocaba, Professor de Canto Coral do PROAME – Programa de Amparo ao Menor de Votorantim, Projeto Guri de Mairinque, Grupo Referência Coro do Projeto Guri de Sorocaba e no Projeto Canarinhos da Terra – Unicamp como Regente do Coro Juvenil, e atua há mais de 10 anos no Lar Donato Flores como Professor e Regente do Coral do Projeto Espaço Feliz com o qual desenvolve ampla atividade artístico-musical e sociocultural. Recentemente atuou como Professor Convidado nos Painéis Funarte/UFRJ de Regência Coral em Vitória (ES) e Belém (PA), no Festival de Corais de Joinville (SC) e no Festival “Mais Cultura” da UFMS. Integra a comissão organizadora do CIMUCI – Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil, representando assim, tanto o terceiro setor, quanto o estado de São Paulo. É Coordenador Geral e Professor de Canto Coral da Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi”.
É graduada em Regência pela UFRJ, mestre em Música Brasileira pela UNIRIO e doutora em Psicossociologia de Comunidades pela UFRJ. Professora titular de canto coral da UFRJ, dirige os coros Infantil da UFRJ (1989), atualmente denominado Coral Infantojuvenil da UFRJ e Brasil Ensemble-UFRJ (1999). Com o coral Infantil e Infantojuvenil realizou mais de 700 apresentações, entre elas montagens de óperas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro como Carmen de Bizet, Tourandot, Tosca e La Boheme de Puccini, e Billy Budd de Britten, além de obras sinfônicas como Coração Concreto de Ronaldo Miranda, War Requiem de Britten e On the Transfigurations of Souls de John Adams. Atuou nas comemorações do Bi-centenário da Independência da Argentina, em tournée pela Argentina. Com o coral adulto participou das Bienais de Música Contemporânea, realizando diversas estreias mundiais. Os dois grupos atuaram junto a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ , Orquestra Sinfônica da UFRJ e Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, com regentes brasileiros e estrangeiros. Criou o projeto A escola vai à ópera voltado para o público infantil, tendo produzido onze óperas infantis. Atuou em cursos de regência coral e técnica vocal em diversos estados do Brasil e em residência artística na Suécia. Na área administrativa atuou como Vice-decana e Decana do Centro de Letras e Artes, Pró-reitora de Extensão, Diretora Artística da Escola de Música, Diretora de Cultura Esporte e Lazer da Pró-reitoria de Extensão e Diretora da Escola de Música da UFRJ. Coordenou a área de canto coral do projeto Um Novo Olhar, parceria entre a UFRJ e a FUNARTE.
Natural de Vitória da Conquista/BA. Mestre em Educação. Musicoterapeuta pela CENSUPEG. Especializado em Regência pelo ISSED FAVED-MG, Pós Graduado em Neurociência e Aprendizagem pela Faculdade Batista de Minas Gerais, Especializado em Psicopedagogia Institucional pelo CESAP (Vitória/ES), Bacharel em Canto Lírico pela (FAMES) Faculdade de Música do Espírito Santo. Licenciado em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo. Fez vários cursos de extensão em Voz Juvenil com o Maestro Henry Leck (EUA); coordenou e foi pianista do Painel FUNARTE em Vitória/ES. Foi Maestro e Coordenador do Coro Curumins da FAMES, o qual preparou Carmina Burana (Carl Orff) para se apresentar com a Orquestra Sinfônica do ES; As Trilhas Sonoras : Hoje é Dia de Maria e da Novela “ Velho Chico “ de Tim Rescala (TV Globo), para Concerto Especial com a Orquestra da FAMES na Regência com o próprio compositor e Maestro Tim Rescala; Der Schulmeister (Georg Philipp Telemann) juntamente com a Orquestra de Câmara da FAMES na regência do Maestro Sérgio Dias, entre outros Concertos, no Teatros Carlos Gomes e Teatro Glória em Vitória/ES. O Coro Curumins também na regência do Professor Paulo Paraguassú, se apresentou em alguns Festivais Internacionais importantes do Brasil em SP, BH, PR e AL.
Também é Bacharel em Música Sacra pelo CETEBES, (Vitória/ES) com Especialização em Canto e em Regência Coral, onde mais tarde após concluir seus cursos, atuou como professor de Canto, Canto Coral, Pianista Acompanhador e Coordenador do Curso de Música Sacra. Professor da Faculdade de Música do Espírito Santo. Como pianista acompanhador coral, teve o privilégio de atuar em Lisboa, Madrid, Paris e Londres em 1997. Dirigiu e regeu vários Pockets de musicais como: O Fantasma da Ópera (Andrew L. Webber), Mama Mia ,Os Saltimbancos (Sérgio Bradotti ), O Reino de Acisum (Mário e Viviane Valadão), A Disney é Aqui ( Arranjos de Paulo Paraguassú), A Canção da Momô (Jean Charles), Natal Brasileiro (Mig e Meg), entre outros.
Se destaca com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar workshops, masterclasses e palestras em diversos estados brasileiros. É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual é responsável por uma significativa produção artística e acadêmica. Leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP, além de coordenar o CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural. Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática do canto solista e coral nos diversos períodos históricos e estilos de música composta para voz e sua aplicação na performance atual.
Boliviano radicado no Brasil, é professor e etnomusicólogo. Seu trabalho transita entre a docência, a pesquisa e a prática musical, com especial interesse na educação popular, na interculturalidade, e nas expressões culturais tradicionais da América Latina e o Caribe. É Licenciado em Educação Musical pelo Instituto de Artes – UNESP (2009); Mestre em Etnomusicologia pelo Instituto de Artes – UNESP (2012); e Doutor em Ciências da Integração Latino-americana pelo Programa de Pos-graduação Integração da América Latina da Universidade de São Paulo, PROLAM-USP (2021). Entre 2013 e 2014 foi docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Desde 2015 é docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, onde atua como professor e pesquisador do Curso de Música, do Ciclo Comum de Estudos, e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos Latino-Americanos (PPGIELA); foi coordenador do Curso de Música (2022-2023); e é criador e coordenador da ação de extensão “Proyecto MILPA – Músicas y Danzas de Abya Yala”. Desde 2023 é supervisor do Projeto Paraná Canta no Polo de Foz do Iguaçu, onde coordena corais infantojuvenis em duas escolas estaduais da cidade.
Regente e Educador reconhecido internacionalmente, tendo trabalhado com corais infantis e juvenis durante toda a sua carreira. Malvar-Ruiz foi o diretor musical do filme “Boychoir” (“O coro”), estrelado por Dustin Hoffman, Kathy Bates, Debra Winger e Josh Lucas.Nasceu na Guiné Equatorial (1968) e iniciou os seus estudos musicais aos dez anos de idade. Depois de obter a sua licenciatura em piano e teoria musical pelo Real Conservatório Superior de Música de Madrid, concluiu a certificação Kodály em Kecskemét, Hungria, onde recebeu a bolsa Sarolta Kodály. Possui Mestrado em Regência Coral pela Ohio State University e concluiu o curso de Doutorado em Artes Musicais pela Universidade de Illinois. De 2004 a 2017, foi Diretor Artístico do The American Boychoir, liderando o conjunto em mais de 150 apresentações e cinco turnês nacionais e internacionais anualmente. Ele regeu The American Boychoir em seis gravações, liderou suas apresentações no Oscar e no Serviço Memorial do 11 de Setembro, transmitido globalmente pela CNN. Ele preparou coros para apresentações na Filarmônica de Los Angeles, Ópera de Los Angeles, Sinfônica de São Francisco, Filarmônica de Nova York, Orquestra de Filadélfia, Orquestra Sinfônica de Chicago, Filarmônica de Berlim e Orquestra Sinfônica de Londres, entre outras. Trabalhou com maestros como Gustavo Dudamel, Marin Alsop, Pierre Boulez e Valery Gergiev bem como artistas como o violoncelista Yo-Yo Ma o trompetista Wynton Marsalis, as lendas pop Billie Eilish, Beyoncé, Paul McCartney, Josh Groban e os cantores de ópera Kathleen Battle e Jessye Norman. Desde 2018, é o regente do Los Angeles Children’s Chorus
Mestre pela UNIRIO e bacharel em música/piano pela UNESP. Coordenou as atividades vocais dos Centros de Música do SESC SP, por mais de trinta anos e, participou como professora nos Painéis de Regência Coral realizados pela FUNARTE como também em diversos Festivais de Música do país. É autora do livro Canto, Canção, Cantoria – Como Montar um Coral Infantil, editado pelo SESC São Paulo (1997 e 2003) e do “Livro Didático Coral Infanto-Juvenil – Associação de Amigos do Projeto Guri. Escreveu como colaboradora para os e-books “Cadernos do Painel – A preparação do regente”, org. E. Lakschevitz (2016), “Canto coral Infanto juvenil – ações e reflexões” org. D. Andrade e A. Gaborim (2020) e Passaredo: os voos da voz na Educação Musical org. M. Fonterrada, S. Campos e P. Molinari (2022). Atualmente é regente do Coral da empresa Maggion, do Coral Infantil da Contraponto – Associação Cultural e Educativa, do Coral de Pais do Instituto Baccarelli e integra a diretoria da Nova ABRC- ABRACO como vice-presidente (2021-2024).
Nascido no Brasil, é professor do Instituto Dalcroze em Genebra (Suíça). Cursou Música – Piano, no Conservatório Musical de Uberlândia e na Faculdade de Artes de Uberlândia, onde foi professor durante alguns anos. Seguiu sua formação no Instituto Inter-Americano de Educação da Universidade do Chile, onde se tornou especialista em Educação Musical. Foi professor de Didática e Pedagogia da Música no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás. Iramar Rodrigues é um dos difusores da rítmica de Dalcroze no mundo. Pianista por formação, encontrou em Dalcroze a pedagogia mais próxima do ser humano. “É através do ser humano que aprendemos a sentir a música. A educação é por e para a música.” Jaques-Dalcroze ofereceu, há mais de 100 anos, uma pedagogia revolucionária para a música, a dança e o teatro. Atualmente Iramar Rodrigues é professor de Rítmica, Solfejo, Improvisação e Pedagogia do Solfejo, cargos que ocupa desde 1975, por concurso, no Instituto Dalcroze (Genebra-Suíça).
Bacharel em Música com especialização em Piano Erudito pelas Faculdades Santa Marcelina e Carlos Gomes, possui extensão universitária em Canto pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. É formado em Fonoaudiologia pela FMU (Faculdade Metropolitana Unidas), e concluiu a pós-graduação em Voz no CEV (Centro de Estudos da Voz) com a Drª. Mara Belhau. Professor de Canto e Preparador Vocal de cantores nacionais e internacionais. Regente, pianista acompanhador e cantor, participou como solista e coralista do Coral da OSESP e do Madrigal Vox. Como atividades acadêmicas, podem-se citar a docência no CEFAC Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica, nas disciplinas Anatomia e Fisiologia do Canto, Tipos de Vozes, Notação Musical, Canto Coral, Lírico, Popular, Belting e Gospel. Pesquisador no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – CNPq. Grupos de pesquisa em que atua: Avaliação e Tratamentos Dos Distúrbios da Voz – UNIFESP – pesquisador. Linhas de pesquisa em que atua: Avaliação dos distúrbios da voz; Competência comunicativa e voz profissional; Tratamento dos distúrbios da voz; Voz da Infância à Sinescência. É certificado no Somatic VoiceWork – Level I – Jeannie Lo Vetri – São Paulo. Membro da The Voice Foundation Brazilian Chapter, inaugurado dia 26/11/2017, sendo o Pianista acompanhador da Soprano Americana Maria Russo. Atualmente é professor do Curso de Especialização em Voz do Centro de Estudos da Voz – CEV e do Curso de Aprimoramento – Formação Integrada em Voz – FIV do Centro de Estudos da Voz – CEV, e atua como palestrante em cursos e workshops de Canto e Voz, no Brasil e exterior.
É petropolitano e foi membro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. É formado em piano e órgão pela Escola de Música da UFRJ com mestrado em órgão em 1993. Na Escola Superior de Música de Frankfurt – Alemanha formou-se no curso de Música Sacra em 1998. Atualmente é o maestro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, diretor artístico do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, organista voluntário da Catedral São Pedro de Alcântara em Petrópolis e diretor artístico da série Concertos de Órgão na Catedral. Também foi maestro e diretor artístico do Coral Municipal de Petrópolis na temporada 2018 e presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil (de 2010 a 2019). Na Academia Petropolitana de Educação, ocupa a cadeira de número 10, cujo patrono é Carlos Alberto Werneck.
Patrick K. Freer é Professor of Music na Georgia State University onde, atualmente, rege o coro masculino e coordena o programa de doutorado em Educação Musical. É ex-professor visitante da Universität Mozarteum Salzburg (Áustria).Sua formação acadêmica se deu na Westminster Choir College e na Teachers College-Columbia University. Dr. Freer já foi regente convidado ou se apresentou em 39 estados e 29 países. O Dr. Freer é Editor do International Journal of Research in Choral Singing e foi, por muito tempo, editor do Music Educators Journal. Liderou o subgrupo de filosofia da força-tarefa contra o COVID 19 para a Collegiate Choral Organization (USA).É membro da ACDA National Standing Committee for Research and Publications.
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) desde 2010, onde foi bolsista do Programa PAE e possui graduação em Música pela mesma instituição (2006). Foi professor de Canto Coral – Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier até o final de 2007. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ensino Musical, Violão Erudito, Regência Coral e demais áreas de ensino de teoria musical. É professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 2008, atuando nas áreas de Regência Coral, Violão e disciplinas teóricas. Ocupou a coordenação do curso de Graduação em Música da UEM de 2014 a 2016, atuou como coordenador geral da UNATI (universidade Aberta à Terceira Idade), e está na como coordenador adjunto do Curso de Graduação em música desde 2023. Atua como diretor artístico dos grupos corais: Coral Infantojuvenil da UEM, Coral da UNATI (Universidade Aberta da terceira Idade). Atua ainda como professor, regente e diretor artístico da Orquestra de violões da UEM.
Professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Coordena o projeto de extensão “Educanto: educação musical por meio do canto coral para crianças e jovens”. Lidera o Grupo de Estudo e Pesquisa em Cognição e Educação Musical (GEPCEM). Atua como supervisor de polo do projeto Paraná Canta (UFMS) em Ponta Grossa. Desenvolve trabalhos de regência, composição e arranjo para coros infantojuvenis. Possui bacharelado em Instrumento – Piano pelo Instituto de Artes da UNESP; licenciado em Educação Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes (SP); possui mestrado e doutorado em Música – Fundamentos Teóricos pela UNICAMP.
Professora, cantora, musicóloga e regente coral. É graduada em Psicologia pela UFPR e em Canto pela EMBAP/UNESPAR. Realizou o Mestrado em música na UFPR, orientada por Silvana Scarinci e o Doutorado em Música na UNICAMP, sob orientação de Paulo Kühl, com período de doutorado sanduíche na UNIBO (Itália), supervisionado por Lorenzo Bianconi. Foi coordenadora dos cursos de Licenciatura em Música e Produção Musical da PUCPR, sendo a idealizadora deste último. Dedica-se à pesquisa dos aspectos históricos da pedagogia vocal, da ciência da voz aplicada ao ensino do canto e da preparação vocal de coros infantojuvenis e amadores baseada na fisiologia da voz. Foi coordenadora dos cursos de Licenciatura em Música e Produção Musical da PUCPR, sendo a idealizadora deste último. Atua como professora e pesquisadora na área da técnica vocal e regência coral nos cursos de graduação e pós-graduação em Música da UFPR. É coordenadora e regente do projeto de extensão LABVOX – Laboratório de Práticas e Estudos em Canto da UFPR. É supervisora do Pólo de Curitiba do Projeto Paraná Canta, onde supervisiona a condução de dois corais infantojuvenis em ambiente escolar.